3º Avaliador da 30ª Tafona da Canção Nativa

16/04/2024

PEDRO GUERRA PIMENTEL

Nascido em Porto Alegre, é músico, compositor, intérprete, arranjador Bel. em Direito, mestre em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento pela UFRGS Litoral Norte, com a dissertação “As fronteiras simbólicas e disputas identitárias no Festival Tafona da Canção Nativa de Osório”, onde faz uma análise social e cultural das músicas nas edições do evento, dentro do Movimento Nativista. É Oficial de Justiça Estadual e reside no Litoral Norte há 19 anos.

Desde 1980, participa de festivais dos gêneros Nativista e Popular, e em 1983, começou a compor para os certames, arrebatando muitos prêmios, entre 1°, 2° e 3° lugares, melhor arranjo vocal e instrumental. Entre os mais de 50 Prêmios em festivais do gênero, destacam-se: 1º lugar na 14ª Sapecada da Canção Nativa/Edição 2006, de Lages/SC, com a música “Estória de Laços” em parceria com Rodrigo Bauer e Joca Martins; 1° Lugar na 19ª Tafona da Canção Nativa/2008, com a música “Um Rastro de Carreta”, parceria com Rodrigo Bauer, sendo bi-campeão na 22ª Tafona, com a música “Boi Canário”, parceria com Caio Martines e Adriano Sperandir.

Em dezembro de 2014, venceu a 38ª Califórnia da Canção de Uruguaiana, conquistando a Calhandra de Ouro, com a música “O Homem Dentro do Espelho”, em parceria com Martim César. Suas composições retratam temas urbanos, litorâneos, campeiros, históricos do Rio Grande do Sul e suas formações culturais e étnicas.
Atualmente, conciliando com seu trabalho na vida pública, faz apresentações, onde interpreta músicas de sua autoria e de compositores gaúchos e nacionais, retratando algumas das várias influências na música do Rio Grande do Sul.