4º Avaliador da 30ª Tafona da Canção Nativa

18/04/2024

PIRISCA GRECCO

O cantor e compositor Pirisca Grecco nasceu em 1971, junto com a Califórnia da Canção Nativa, na Cidade de Uruguaiana, fronteira com Argentina e Uruguai. Professor e aprendiz da ciência da Música, há 30 anos dedica-se a fazer arte, contribuindo com o cancioneiro gaúcho através do seu trabalho autoral, autêntico e criativo. Tem notável atuação nos Festivais de Música e Cinema do Sul do Brasil. Destaque para as três Calhandras de Ouro na Califórnia da Canção, também por três vezes venceu o Musicanto de Santa Rosa, a Coxilha Nativista de Cruz Alta, o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul e o Canto Farroupilha do Alegrete. Ainda por duas vezes venceu o Musicanto Sul-americano de Nativismo de Santa Rosa, Um Canto Para Martin Fierro de Santana do Livramento e a Sapecada de Lages Santa Catarina.

Além de vencedor dos principais Festivais de Música do Estado como: Carijo de Palmeira das Missões e o Canto Galponeiro de Passo Fundo, também premiado como Melhor Intérprete por cinco vezes na Califórnia da Canção e outras cinco na Sapecada de Lages/SC. Tem relevante contribuição junto as Invernadas Artísticas de Dança, sendo coreografado por mais de 50 entidades no Brasil todo. Em oito Álbuns lançados, conquistou oito Prêmios Açorianos, incluindo DVD do Ano 2016.

Em 2017 foi agraciado com o Troféu Vítor Matheus Teixeira como Compositor do Ano. Em 2022 lançou seu mais novo álbum “ILEXLÂNDIA” com participações especiais de Humberto Gessinger, Thedy Corrêa, Luiz Marenco, Mauro Moraes, Victor Hugo, Tonho Crocco, Serginho Moah, Daniel Drexler, entre outros expoentes da música feita no Rio Grande do Sul. Há 15 atua em turnês e festivais mantendo a mesma formação da sua banda, a Comparsa Elétrica, integrada por: Duca Duarte no contrabaixo elétrico, Rafa Bisogno na bateria, Paulinho Goulart no acordeon, Texo Cabral na flauta transversal e ainda o técnico de som Clauber Scholles. Com carteira de identidade Gaúcha e passaporte para rodar o mundo seu canto atravessou dois oceanos e ecoou por quatro continentes