Robledo Martins

06/04/2014

Robledo Martins

É cantor, compositor, arranjador e graduando em Música com habilitação em canto pela UFPEL. Nascido na cidade de Rio Grande começou seus primeiros passos na música aos 18 anos na cidade de Pelotas, através dos festivais estudantis dos anos 80, influenciado pelos programas de rádio da época e por artistas como: José Mendes, Teixeirinha, Noel Guarany, Leopoldo Rassier e César Passarinho.

Com sua voz marcante, o cantor é considerado um dos grandes intérpretes do Rio Grande do Sul.  Aos 25 anos de carreira, coleciona prêmios nos mais importantes festivais, dentro e fora do Estado. São mais de quinhentos registros fonográficos na história da música nativista gaúcha gravados pelo artista, que traz a marca de mais de cem prêmios de melhor intérprete conquistados ao longo da carreira. Robledo se orgulha de ter conquistado, junto com seus parceiros, poetas e musicistas, a maioria dos grandes festivais do Rio Grande do Sul, além de festivais em Brasília e nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, entre eles: Califórnia da Canção de Uruguaiana, Tafona da Canção de Osório ,Coxilha Nativista de Cruz Alta, Seara da Canção de Carazinho, O Rio Grande Canta o Cooperativismo, Canto Missioneiro de Santo Ângelo, Carreteada da Canção de Formigueiro, Comparsa da Canção de Pinheiro Machado, Guyanuba da Canção de Sapucaia do Sul, Estância da Canção de São Gabriel, Grito do Nativismo de Jaguari, Minuano da Canção Nativa de Santa Maria, Tertúlia de Santa Maria, Sentinela da Canção de Caçapava do Sul, Carijo da Canção de Palmeira das Missões, Esmeralda Canta José Mendes, Convenção Nativista de Julio de Castilhos, Gruta em Canto de Nova esperança do Sul, Manoca do Canto Gaúcho de Santa Cruz do Sul, Coxilha Negra de Butiá, Expocanto de Arroio Grande, Vozes do Jacuí de São Jerônimo, Baqueria de Los Piñares de Vacaria, Laçador do Canto Nativo de Porto Alegre, Levante da Canção do Capão do Leão, Candeeiro da Canção de Restinga Seca, Ramada de Encruzilhada do Sul, Canto dos Ervais de Palmeira das Missões,  Capela da Canção de Amaral Ferrador, Serra, Campo e Cantiga de Veranópolis, Jerra de Santa Vitória do Palmar, Musicanto de Santa Rosa, Moenda da Canção de Santo Antônio da Patrulha, , Acorde da Canção de Camaquã, Terra e Cor de Pedro Osório, Círio de Pelotas, Festival da música crioula de Santiago, Reculuta de Guaíba, Charqueada de Pelotas, Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, Gauderiada de Rosário do Sul, Canto sem Fronteira e Galponeira de Bagé, Ponche Verde da Canção de Dom Pedrito, Sapecada da canção de Lages/SC, Viola de Todos os Cantos/SP, Festival Pampa e Cerrado/DF entre outros.

Participa como jurado nos principais festivais do Estado a exemplo de Reponte da Canção, Coxilha Nativista, Comparsa da Canção, Grito do Nativismo entre outros.

Presença marcante nos palcos do Rio Grande do Sul, Robledo é um intérprete maduro que com sua voz bem trabalhada imprime emoção a alma de quem o escuta.

Com três discos gravados, “Pelas trilhas da Alma” (2007), “ Gaúchos” (2009) e “Quando a Arte encontra o Campo” (2013), o artista prepara para o primeiro semestre de 2014 a gravação de seu DVD “ Robledo Martins – 25 anos de festivais “.