Aberto oficialmente Rodeio Internacional de Osório

26/05/2018

Evento ocorre com atrações variadas até o domingo, 27 de maioImprimir

Com a presença de autoridades civis, militares e tradicionalistas foi aberto oficialmente o Rodeio Crioulo Internacional de Osório, na noite desta quinta-feira (25/5), na cancha de laços do Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva, em Osório.

A noite fria foi aquecida pela linda homenagem feita ao tradicionalista Airton Ferreira (in memorian), conduzida pelo narrador Wesley Oliveira e pela prenda Brenda Luiza Magni que fez a declamação de uma poesia para Airton Ferreira, enfatizando o legado deixado por ele em prol da cultura gaúcha.

O prefeito Abrahão declarou aberto o evento, após agradecer a presença das autoridades e do público, à família de Airton Ferreira, ao secretário de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo Rossano Teixeira que está conduzindo a maior festa de Osório e aos servidores que se empenham para manter a qualidade do rodeio, tido como referência no RS.

Na oportunidade, fazendo menção a história, o prefeito falou que em 1835, a Revolução Farroupilha ocorreu sobre as patas dos cavalos e hoje temos um movimento sobre as rodas dos caminhões, e assim reafirmou apoio ao movimento dos caminhoneiros. “Os prefeitos e prefeitas do Litoral Norte merecem respeito e o repasse de recursos que lhe compete para investir na qualidade de vida dos cidadãos, aliás, todos os brasileiros precisam ser respeitados de forma urgente”, afirmou.

Rossano resumiu seu pronunciamento a agradecimentos aos envolvidos na realização do Rodeio, enaltecendo o empenho da 1ª Prenda do Rodeio Rita Borba e também a equipe da Lei Rouanet, que tem feito muito pelo sucesso do evento, além de destacar a representatividade de Airton para Osório. “Que Nossa Senhora Aparecida proteja todas as pessoas que estão e virão no Rodeio e participarão das provas artísticas e campeiras”.

Em nome da família do homenageado, Jaime Ferreira agradeceu aos idealizadores da homenagem que reconhece tudo o que foi feito pelo seu pai em vida. “São iniciativas assim que mantêm vivo o legado que ele nos deixou. Meu pai era o gaúcho que honrava a bombacha de forma autêntica”. Jaime encerrou sua fala, lembrando versos escritos por seu pai, o que emocionou os presentes. Integrando o carinho à Airton a comissão organizadora presenteou a família com um quadro que possui a foto do tradicionalista. Neste, autoridades e participantes do Rodeio deixarão homenagens.

Também fizeram uso da palavra na abertura da maior festa de Osório, o presidente da Câmara de Vereadores Martim Tressoldi; o vice-prefeito Eduardo Renda; o deputado Estadual, Ciro Simoni; o representante da produtora Maragato João Bosco e a vice-coordenadora da 23ª Região Tradicionalista, Maria Cardoso Faistauer.

A tradicional Ave Maria e Hino Riograndense foram interpretados por Adriana Sperandir.

O Rodeio seguiu na noite com a movimentação do público, realização de provas campeiras, shows de Espedito Abrahão e Leonel Gomez e baile com Tchê Garotos e Sorriso Lindo.

O 37º Rodeio Crioulo Internacional que segue até o próximo domingo, (27/5) terá provas campeiras, artísticas, shows, bailes, Feira Agropecuária, Cavalo crioulo e demais atrações.

O Rodeio é uma realização da Prefeitura de Osório/ Jogue Limpo, através da Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo e Associação Cultural Sesmaria. O patrocínio é do Banrisul, Enerfin, Calçados Beira Rio, Benoit, DaColônia, Buffon, Toyota, Iesa, Dalpiaz, tendo a produção de Maragato Produções Artísticas, R. Morais Produtora e JBA Produções Culturais.

Vem pra cá, tchê!